O SET e os SET-UPS na CINEMATOGRAFIA DIGITAL

Postado em 12/03/2017 por Carlos Ebert

EBERTcursomar17LO01
ÚLTIMAS VAGAS. FAÇA A SUA INSCRIÇÃO!

O Set e os Set-ups na Cinematografia Digital
com Carlos Ebert, ABC
O set é o espaço da cinematografia. Nele o diretor de fotografia é – na prática, um dos últimos a chegar. Tudo o que é posto em frente à câmera, e que ele irá captar, resultou de um processo criativo anterior: atores, figurinos, cenários, props etc, chegam prontos frente a objetiva. Portanto, para o fotógrafo estar em sintonia com esse processo multicriativo, ele deve participar desde o primeiro momento.

Essa oficina se propõe a esmiuçar esse processo, detalhando a participação do diretor de fotografia da análise inicial do roteiro até o “ação!”.

Leitura do roteiro, discussão do look com os criativos (arte, figurino, maquiagem, efeitos especiais, som etc), feitura do story board, análise técnica, escolha dos meios de captação, montagem da equipe, visitas às locações e cenários, desenho do workflow da imagem , decoupagem no set, marcação das cenas, iluminação, ensaios de camera e com os atores, rodagem, análise dos resultados no set são alguns dos principais tópicos a serem abordados.

Toda a técnica empregada na cinematografia digital será repassada e empregada nos exercicios em diversos sets. Analisaremos óptica, sensores, técnicas de iluminação, controle de contraste e exposição, codecs de gravação, desenho de workflow e procedimentos de finalização.
Na parte prática do curso será utilizada uma Câmera Canon C500 com objetivas fixas e zooms Canon EF. Na Iluminação teremos a última geração de refletores (HMI, LED, Fluo e Tung), da Dedo Light.